segunda-feira, 21 de maio de 2012

Trail da Serra de São Mamede (e ultra trail) 2012

Já à muito que queria fazer um trail e fiquei rendido ao ambiente e ao espírito da prova, é inexplicável é nem vou falar do ultra que para mim é já um dos sonhos, terminar um ultra trail (percorrer + de 100km), quem me conhece sabem bem porque, eu e os desafios os, desafios e eu...é aquela coisa!!!

Bem vamos lá ao trail 30k que foi onde participei, sem grandes objectivos visto que o meu treino é essencialmente bike e já com uma boa carga, não existem tempo nem disponibilidade para correr, quanto mais "treinar para correr", vá lá dar uma corrida por semana sempre na companhia da minha cadela tuxa é já não é mau, sem me poder esticar muito que ela aos 10km leva com a marreta.

Parti com a ideia de meter um ritmo confortável para fazer os 30km e manter a companhia do Fábio Fartouce que também iria fazer a estreia, já na linha de partida sem aquecimento porque estava a chuvinhar e tinha tempo de aquecer =) lá comecei a saltar ao som da musica dos U2 - Where The Streets Have No Name, e o nervoso miudinho surgiu bem como a primeira impressão do espírito do trail que se iria prolongar até as 21h desse mesmo dia. E foi dada a partida onde segui sempre nos 40 primeiros sem nada forçar e já sem ouvir a musica da partida, lá meti o meu som que me acompanhou durante todo o percurso e fez furor, com a boa companhia do Fábio onde perto dos 8km percebo que o meu ritmo era muito forte para ele e digo para manter que a subir recuperava LOLOL...era o recuperar era..e perdi a companhia do Fábio seguir atrás de mim uma senhora com uma camisola igual á dele e como segui comigo nunca liguei, olhava de esguelha e lá estava a t-shirt azul atrás de mim, siga. Chego ao PAC1 vejo que não é o Fábio, como bebo e ele não chega...sigo a minha prova e começa os corta fogos, e ai foi passar muita gente, onde fiquei muito surpreendido com o ritmo forte que consegui por a subir sem forçar muito. Até que chego ao ultimo corta fogo mas não ultima parede e estava o David e o Nuno Escarameia e a partir dai sabia o que faltava e como ainda estava fresco apertei o ritmo e colei as duas primeiras senhoras e sigui mos para a ultima grande subida de 2,5km onde fiz a diferença, e chego ao cimo das antenas e me dizem que estou em 10º...eu só me faltava rir para mim era quase como um primeiro, e perguntei como o meu amigo Nuno Carpinteiro ia e foi me dito que segui na 2º posição mais feliz fiquei, bebi comi no PAC 2 e não avistei os atletas que tinha deixado para trás, era só controlar até ao fim para manter este belo lugar de estreia. Era só já descer até ao final, então mas não é que descer é bem pior que subir, as pernas fazer uma força brutal para manter a postura e o impacto é tão grande quanto maior for a velocidade, custou bastante fazer as descidas. Cheguei ao PAC 3 e lá faz furor o meu som junto das simpatias pessoas que este Trail tem a ajudar, e segui porque SÓ já faltava 6km e mais a frente apanho o 9º classificado, e vá de ser forte e pensar bem ainda te vou passar e ficar em 9º e apertei ai 1km e o Srº não cedeu, então cedi eu e fui 1km com ele e baixei o ritmo, e uma das pernas começou a doer, e a descer já ia a travar dessa perna arrastei me um pouco até me sentir melhor, e começo a ver um atleta atrás de mim, era a 1ª senhora, Sara Brito que fizemos companhia um ao outro os últimos 2km até ao final. Chegando em 11º junto com o 10º e no escalão M20 fui 5º, isto num total de 113 atletas a terminar.

Quem está de parabéns pela grande prova é o Nuno Carpinteiro pelo 2º a geral e 1º do escalão.
O Fábio por ser um companheiro e alinhar nestas aventuras e terminar uma prova dura como esta.

Depois de terminar foi tomar um bom banho e ir dar apoio aos amigos João Semedo e Luis Miguel que andavam a fazer o ultra trail...Com partida as 4h chegaram a meta as 21h...17horas de prova..nada fácil para quem se iniciou no trail também a pouco tempo...Parabéns a eles por conseguirem terminar foram uns verdadeiros heróis.

Ao Atletismo Clube de Portalegre, organizador do evento só tenho a agradecer por proporcionar aos atletas um dia como este, tudo muito bom nada a assinalar. Com toda esta logística muito bem organizada e com uma equipa forte que tem de pessoas, simpáticas, eficazes e competentes acho que para o próximo ano podem bem ter 1000 atletas a percorrer os trilhos do nosso distrito.

Por fim agradecer a Catarina Machado e Sofia Alexandre pelo apoio e companhia durante o dia.

venha o próximo...

A minha vida é o desporto..




Sem comentários:

Enviar um comentário